Magníficas Excursões para ver a AURORA BOREAL
entre setembro e março
Roteiros para 8, 13 ou 21 dias pela Lapônia visitando:
Arquipélago de Lofoten / Vesterålen + Senja Island + Tromsø + Oslo + Alta + Hammerfest + Porsanger Fjord + Magerøya Island + North Cape + Lakselv + Inari + Rovaniemi + Kiruna + Abisko + Oslo
1 – Chegada em OSLO.
2 – OSLO – Dia inteiro visitando a capital norueguesa.
Link para ver imagens de Oslo
3 – OSLO / NARVIK / SVOLVAER – Seguiremos até SVOLVAER para hospedagem. A partir deste dia será possível apreciar o magnífico Sol da Meia Noite em todos os dias, nos meses de maio, junho e julho. Entre setembro e março será possível apreciar a Aurora Boreal. 160 km
4 – SVOLVAER – Seguiremos até o extremo oeste do arquipélago (localidade de Å) e visitaremos um ótimo Museu dos Vikings. 260 km
Link para imagens do Museu Viking
5 – SVOLVAER / ANDENES – Visitaremos o porto de onde partem os barcos para a pesca do bacalhau. Possibilidade de um passeio em alto mar para observação de baleias. 220 km
6 – ANDENES / SENJA ISLAND / TROMSØ – Visitaremos esta lha de beleza espetacular e seguiremos até Tromsø. 260 km
Link para imagens de Senja Island
7 – TROMSØ – Tour por esta importante cidade universitária, a mais alta do Planeta em termos de latitude norte, incluindo visita ao Polar Museum.
Link para imagens de Tromsø
Link para imagens do Polar Museum
8 – TROMSØ / ALTA – Linda estrada pela Lapônia. 295 km
9 – ALTA – Caminharemos entre inscrições rupestres feitas entre 2.000 e 7.000 anos atrás.
Link para imagens do Alta Musem
10 – ALTA / HAMMERFEST / PORSANGER FJORD / HONNINGSVÅG – 320 km – Viagem maravilhosa incluindo aldeias de lapões, montanhas, lagos, renas livres, mais de 350.000 aves migratórias no Porsanger Fjord, e um túnel subaquático com profundidade equivalente a um prédio com 70 andares!
11 – HONNINGSVÅG – Dia inteiro passeando pela incomparável ilha de Magerøya, e à noite Aurora Boreal.
Link para imagens de Honningsvåg
12 – HONNINGSVÅG – Mais um dia passeando por toda a ilha de Magerøya, incluindo Gjesvaer, Kamøyvaer, Skarsvåg…
13 – HONNINGSVÅG / LAKSELV – Margearemos o Porsanger Fjord rumo sul, visitaremos um Museu significativo sobre a vida selvagem da Lapônia. 165 km
14 – LAKSELV / INARI – Cruzaremos a fronteira com a Finlândia até o terceiro maior lago do país, com muitos pássaros e um passeio opcional de barco, sensacional. 195 km
15 – INARI – Visitaremos o maior e melhor Museu de Lapões de toda a região, espetacular!
16 – INARI / ROVANIEMI – Seguiremos rumo sul até onde mora o Bom Velhinho. 330 km
17 – ROVANIEMI – Dia inteiro passeando pela Vila do Papai Noel.
18 – ROVANIEMI / KIRUNA – Cruzaremos a fronteira com a Suécia, até onde stá sua principal cidade na região norte. 350 km
19 – KIRUNA – Dia inteiro passeando incluindo uma visita a um Hotel de Gêlo.
20 – KIRUNA / ABISKO / NARVIK – Terminando nosso circuito por toda a Lapônia, seguiremos rumo oeste até o porto de Narvik. 180 km
21 – NARVIK / OSLO
A Aurora Boreal acontece em função de explosões solares que trazem nuvens de pequenos meteoritos que ao entrarem na atmosfera terrestre incandescem e geram cores diferentes de acordo com sua composição.
Parte Terrestre
Roteiro até o 8º dia
2160 euros em quarto triplo / 2280 euros por pessoa em quarto duplo
Roteiro até o 13º dia
3100 euros em quarto triplo / 3250 euros por pessoa em quarto duplo
Roteiro até o 21º dia
4180 euros em quarto triplo / 4350 euros por pessoa em quarto duplo
Estão incluídos
* Hospedagem em Hotéis super selecionados, muito bem localizados e com café da manhã tipo buffet escandinavo.
* Van confortável com motorista para todo o percurso na Lapônia entre Narvik e Tromsø.
* Guia brasileiro para uma “assistência integral durante todo o tempo” da viagem. Segurança e tranquilidade.
Não estão incluídos
* Passagem aérea intercontinental (Brasil/Oslo/Brasil, cerca de usd 1.100), e passagens aéreas na Escandinávia (cerca de 300 euros Oslo/Lapônia/Oslo).
* Alimentação, ingressos para algumas atrações pagas, e ferryboats/combustível (valores baixos e rateados).
Visuais encantadores, mágicos, surpreendentes…
Iglus de vidro para apreciar este fenômeno único e maravilhoso!!
Visitaremos um Museu onde foi residência original de um Rei Viking e sua família.
Por dentro todos os móveis e roupas retratam a realidade da época, fantástico!!
Vamos explorar o maior e mais importante Museu dos Lapões no Planeta, altamente educativo.
Lapônia
Terra do Sol da Meia Noite no verão, do Papai Noel e suas Renas, dos Lapões e dos Vikings, dos fabulosos Fiordes da Noruega, do Bacalhau e do Salmão, da Aurora Boreal no inverno…
A Lapônia é formada pelas partes ao norte do Círculo Polar Ártico na Finlândia, Noruega, Suécia e da Rússia. As temperaturas variam de 15 graus centígrados positivos no verão a 45 graus negativos no inverno, com uma vegetação formada basicamente por coníferas e a presença de alces, renas, águias, falcões, ursos, lobos,… é uma terra de sonhos e encantos.
Com uma densidade demográfica de 3 a 4 habitantes por km2, muitos são lapões, que são os ascendentes dos povos nórdicos desta região, é uma área ainda muito pouco conhecida pelo resto do mundo.
O solo com cerca de 2.5 bilhões de anos de idade, constituído basicamente de granito foi coberto com inúmeras camadas de gelo durante a última era glacial. O período mais gelado foi há cerca de 20.000 anos e o gelo começou a derreter há 10.000 anos. 1000 anos mais tarde a Lapônia passou a ter neve apenas durante os meses de inverno.
Os primeiros a habitarem a Lapônia, o fizeram há mais de 10.000 anos, os “lapões” chegaram há 4.000 anos e com economia baseada na caça e assim continuaram até o século 16 quando começou o pastoreio de renas. Nesta época o Cristianismo chegou à Lapônia, a agricultura teve seu início no século 19 e até o início do século 20 não havia estradas nesta região. O transporte era feito por renas no inverno e por barcos ou à pé no verão.
A Aurora Boreal ou Luzes do Norte (Northern Lights) é o fenômeno natural mais magnífico da Lapônia. São partículas oriundas do Sol que geram o chamado “vento Solar” e ao carregarem os elétrons dos átomos de oxigênio e nitrogênio da atmosfera geram efeitos coloridos. Para uma melhor observação o céu deve estar limpo, sem nuvens, e em noites de Lua Nova no meio do inverno.
Outro lindo fenômeno natural é o Sol da Meia Noite, evido à inclinação do eixo da Terra em relação ao eixo do Sol, a Lapônia passa 3 meses no inverno sem que haja claridade e 3 meses durante o verão sem que haja noite. As cores no céu se transformam rapidamente. É uma beleza fascinante.
A coloração das folhas das árvores no outono da Lapônia variam entre o vermelho, o amarelo, o laranja e o violeta. Esta coloração tem início no fim de agosto e continua até meados de setembro, quando então algumas árvores chegam a ter folhas em tons de marrom. É pelo tamanho da noite e não pela temperatura do final do verão que as cores se definem.
Para os amantes de pássaros, na Lapônia a melhor época para observá-los é no início do verão, cuja temperatura oscila entre 8 e 22 graus centígrados, mas a qualquer instante pode cair para próximo de zero, e, a seguir, raiar um dia de Sol quente. Os pássaros são os mensageiros da chegada do verão. Os Willow Grouses que cantam alto, assim como Capercaillies, Ravens, Siberian Jays and Tits, Three-toed Woodpeckers, Hawk Owls, … são os primeiros. Várias espécies de águias e falcões sobrevoam a península escandinava.
Os quatro grandes mamíferos predadores da Lapônia são o Urso, o Lobo, o Lince e o Wolverine. As Lebres são muito comuns e podem ser vistas próximas às casas. Martas e Lontras são encontradas próximas aos rios e com uma população estável, enquanto que a dos Esquilos varia de acordo com o número de sementes de pinho, e, as Raposas vermelhas se multiplicaram muito rápido e se tornaram uma grande preocupação para suas presas, enquanto que as Raposas do Ártico estão ameaçadas de extinção. Outros mamíferos grandes são as Renas e os Alces habitualmente encontrados próximos aos rios. Existem Castores, Veados, Ratos almiscarados e os Minks americanos, fugitivos das fazendas de criação. Há uma grande quantidade de Lennings, pequenos vegetarianos que se abrigam sob a neve durante o inverno. Entre os mamíferos marinhos, as Focas e as Baleias são as mais facilmente encontradas.
Nesta região do Salmão, do Bacalhau e da Truta como característicos, muitos são os peixes encontrados. Mais de 5 espécies de Whitefish, os Pike, Perch, Three and Nine-spined Stickleback, Vendace, Grayling, Burbot, Pike, Bullhead, … No Rio Tana na Finlândia são pescados anualmente de 100 a 150 toneladas, com os maiores chegando a 30 kg quando com 5 a 6 anos de idade. Outros peixes migratórios que se encontram neste rio são o Arctic Char, Flounder e o Sea Trout.
O Porsanger Fjord na primavera, transforma-se num Santuário com 350.000 espécimes ( não confunda com espécies, os espécimes são os unitários de cada espécie ) de aves migratórias, sendo que algumas estão se alimentando e descansando para seguir em direção ao Ártico, outras para a Groenlândia, outras ficam por ali nidificando ( criando os seus ninhos ), … é um espetáculo diário a observação dos pássaros, neste fjord localizado no extremo norte da Noruega. No verão, entre junho e agosto, a temperatura é agradável e os dias são lindos.
O Sol da Meia Noite pode ser apreciado entre meados de maio a meados de agosto, e a Aurora Boreal entre setembro e março. Venha conosco apreciar estas maravilhas naturais e deslumbrantes, inesquecíveis!